Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

(1_BIO_NA_L​UISIENNE_F​AVARO) Batimentos cardíacos

 Cada célula do músculo estriado cardíaco está unida por junções comunicantes ou GAP, onde as células com um ritmo acelerado têm como função conduzir e distribuir os impulsos para todo o órgão. As válvulas permitem que o sangue flua em só uma direção e não volte de onde veio. O sangue venoso entra pela veia cava no átrio direito, passa para o ventrículo direito que impulsiona o sangue aos pulmões. O sangue rico em oxigênio retorna para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares e passa para o ventrículo esquerdo que pela artéria aorta transporta o sangue para o resto do corpo.        
   O coração de um adulto tem a capacidade de se contrair 72 vezes por minuto, num recém-nascido ele bate 120 vezes por minuto, mas não há preocupações caso a freqüência abaixe ou aumente, pois o coração está ligado ao cérebro e ao corpo por estímulos nervosos que dizem quando o coração precisa trabalhar. Como a transmissão dos impulsos é tão rápida o coração pode bombear o sangue com uma pressão suficiente para esguichá-lo a uma altura de 9 metros.  
  A animação seguinte mostrará como a pulsação do coração é coordenada por impulsos elétricos que percorrem as paredes cardíacas.





Referências:

Disponível em: <http://saude.ig.com.br/coracao/> Acesso em 16/08/12


Nenhum comentário:

Postar um comentário