Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

(1_NA_BIO_LIC_MÔNICA_DUBOWSKI) Tour pelo laboratório da UEPG

   Em muitas escolas alunos não têm contato com laboratórios científicos, porém ao chegar na Universidade essa realidade muda com a grande diversidade laboratorial. Fazendo com que os acadêmicos possam contar com laboratórios de botânica, zoologia, anatomia, química, física, entre vários outros.
 Esse post retrata uma pequena viagem pelos laboratórios de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Ponta Grossa, salas que contam que grande número de peças anatômicas disponibilizadas aos estudantes como objeto de estudo. A Universidade ainda conta com uma sala de Anatomia em cadáveres, porém não são recomendadas fotos nesse local. Os laboratórios ainda contam com um monitor durante o dia, para que tudo seja mantido em ordem.





 Nessas primeiras fotos podemos observar salas, com armários e mesas repletos de materiais de estudo.





Nessas fotos podemos observar algumas peças anatômicas que são de grande importância para o aprofundamento de estudo.


E como em qualquer laboratório regras precisam ser seguidas.


Referências
Texto e imagens: Mônica Dubowski


7 comentários:

  1. Realmente, é de extrema importância ter a oportunidade de usufruir de um laboratório completo e organizado, que possibilite um conhecimento mais real do que está sendo trabalhado através de peças anatômicas das mais variadas formas, fazendo com que as aulas teóricas sejam complementadas de modo a transmitir um conhecimento mais aprofundado sobre determinado tema. Mesmo que sinta-se a falta de peças cadavéricas melhores, esse fator é suprido pela qualidade das aulas e pelo entusiasmo dos alunos enquanto aprendem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. No laboratório de anatomia é realizada aulas teórico- prático. Como a anatomia estuda a estrutura do nosso corpo, é importante o aluno conhecer as peças anatômica para o melhor entendimento da sua estrutura, função, e quais peças se articulam obtendo uma melhor compreensão. E assim como citado no comentário anterior, ocorre um entusiamos a aprender mais da parte do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Karoline Felicio
    Certamente o laboratório que a Universidade nos proporciona é extremamente importante para nossa formação como docente, ate porque não temos como entender certos assuntos sem antes ter uma aula pratica, e só os materiais também não ajudam uma boa aula teórica com um bom profissional sem duvida ajuda e muito no compreendimento do conteúdo estudado, no nosso caso temos ótimas aulas. Mas é claro que ainda se deve algum investimento nesse setor, trazendo mais peças anatômicas, para que todos os acadêmicos sejam beneficiados não só nas aulas, mas também quando vão estudar nos laboratórios, pois são vários os cursos que o utilizam.

    ResponderExcluir
  5. Creio que minhas colegas já citaram tudo sobre a utilização dos docentes no laboratório, porém acho que seria muito interessante alunos de instituições públicas de Ponta Grossa terem o contato com o mesmo enquanto aprendem por exemplo, os sistemas do corpo humano.Penso que não seria o caso de conhecerem os cadáveres, mas sim todas as peças didáticas que certamente acrescentariam muito na formação dos estudantes e os colocaria em contato com a Universidade,pois certamente serão os futuros acadêmicos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Como aluna da disciplina de Anatomia Humana compreendo a importância dos modelos anatômicos para a aprendizagem, os quais sentia falta nos tempos de colégio, pois desejava ter uma visão tridimensional do assunto que estava sendo abordado. Segundo o site www.abed.org.br/congresso2012/trabalhos/123.doc os modelos anatômicos "constituem um importante apoio para a aprendizagem dos mesmos, uma vez que conseguem reproduzir as estruturas anatômicas de maneira esquemática, proporcionando uma melhor visualização, distinção, manipulação e, consequentemente, fixação do conteúdo o que se traduz pelo melhor rendimento na avaliação do conteúdo realizada pelos alunos." Entretanto, esses modelos são essenciais tanto para a aprendizagem quanto para o ensino, pois o professor tem a liberdade para tatear o objeto durante a explicação e até mesmo de ir até o aluno para lhe dar oportunidade de visualização, bem como temos nas aulas de Anatomia na UEPG.

    Disponível em: < www.abed.org.br/congresso2012/trabalhos/123.doc > Acesso em 23/08/12.

    ResponderExcluir